Por Juliana Lima
O Instituto Horas da Vida, que leva atenção em saúde primária a populações em situação de vulnerabilidade social, está com uma campanha aberta que permite fazer doações sem gastar dinheiro no aplicativo Ribon, que conecta pessoas a causas e estimula a cultura da doação.
A campanha funciona da seguinte forma: as pessoas realizam o cadastro no aplicativo e fazem tarefas recomendadas por ele, como por exemplo, ler histórias inspiradoras ou “ficar pelo menos cinco minutos com os pés descalços”. Cada atividade completada gera pontos “ribons”, que depois poderão ser convertidos em contribuições para a instituição.
Nesta ação, as contribuições são revertidas em teleconsultas gratuitas em 12 especialidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Nós acreditamos na cultura da doação, que tem crescido especialmente nos últimos anos. Um clique pode mudar a vida de muitas pessoas”, comenta Rubem Ariano, fundador do Instituto Horas da Vida.
A organização lembra ainda que, no Brasil, uma a cada quatro pessoas ainda vive em famílias com restrições de acesso à saúde e 71% dos brasileiros dependem especialmente do SUS, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A campanha é patrocinada pela Mantecorp, uma das marcas líderes do mercado farmacêutico brasileiro, e estará no ar até outubro.
O aplicativo Ribon está disponível para download no Google Play e na Apple Store, ou por meio do site.
Fonte: Observatório 3º Setor